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Como vender para as pessoas certas? – Série: Como ganhar dinheiro na internet de verdade

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Olá, aqui é o Davi Gonçalves profissional digital e olha só, eu espero que você esteja muito bem. Estou aqui para ensinar você mais alguma coisa sobre marketing digital, mais um pouco do que eu já sei para que você também consiga fazer as suas vendas.

Então, olha só, eu estou fazendo uma série de posts ensinando sobre ter uma estrutura no marketing digital e esse post de hoje ele é mais uma parte dessa série, então se você quiser entender de uma forma mais completa, vai precisar ler os demais posts que eu deixei aqui no blog.

Hoje eu vou ensinar você como vender para quem quer realmente comprar de você. Como oferecer o seu produto para potenciais compradores.

Se você hoje, está com problemas nas vendas pode ser porque está oferecendo seu produto para quem não tem o mínimo interesse em comprar. Você precisa saber a estratégia específica para atingir em cheio pessoas que comprariam de você, então vamos ao que importa…


Tráfego qualificado

Bom, vamos lá! Eu vou explicar aqui para você o que é tráfego de uma maneira bem rápida. Tráfego são as visitas que você recebe lá no seu site, no seu blog, canal do YouTube Instagram e etc.

Mas antes de você começar trabalhar com tráfego (atrair as pessoas) para o seu canal do YouTube, para o seu Instagram, para o seu site, para seu WhatsApp, para suas mídias sociais ou até através de anúncio que você paga para o Facebook ou Google ADS. Antes de tudo, você precisa saber onde vai atuar.

Primeiro você precisa saber qual é o mercado que vai trabalhar, qual é o nicho, qual é o público alvo que você quer atingir e também saber sobre a sua persona.

A persona é extremamente importante e eu vou ensinar como descobrir a sua para que você possa começar a criar sua comunicação voltada para as pessoas que têm potencial de comprar de você (isso é tráfego qualificado). Não saia daqui que o melhor está por vir…


O que é mercado?

Mercado meu amigo, minha amiga, ele consiste em um grupo de pessoas que tem necessidades e desejos específicos. Elas estão dispostas e habilitadas a fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo e pagar pelo seu produto ou serviço seria essa troca.

Vamos a um exemplo: Se você tem um produto que ensina as pessoas uma dieta para emagrecimento, existe um mercado disposto a ter essa informação e pagar por ela, realizar uma troca. As pessoas te dão o dinheiro e recebem essa informação de você, seja ela através de um e-book, seja através de um curso em vídeo e etc.

Ao adquirirem sua informação, aprendem, colocam em prática o ensino, alcançam resultados e ficam satisfeitas, essas etapas também fazem parte da troca.


O que é nicho?

Nicho é uma parcela do mercado que é pouco ou nada atendida. Vou te dar um o exemplo para ficar mais fácil de entender: Vamos supor que você quer vender um curso da Hotmart que ensina as pessoas a perderem peso, este é um produto do mercado da saúde e o nicho é de emagrecimento. Podem existir diversos nichos nesse mercado da Saúde como o que trata a questão de diabéticos, perca de gordura localizada entre muitos outros.

É interessante que você encontre necessidades específicas que não estejam sendo atendidas ou até são atendidas, mas de forma muito pouca, em outras palavras, descubra um nicho onde ninguém ou poucas pessoas no mercado estão oferecendo soluções para as pessoas. Daí você oferece a sua solução e não vai ter concorrente ou se tiver vai ter muito pouco.


O que é Público alvo?

Público alvo é a parte da população que você quer se comunicar para vender o seu produto ou serviço. Público alvo pode se definir por região, classe social, faixa etária, sexo e etc.

Região: Vamos supor que você quer vender um curso na Paulista, então você vai e aluga uma sala lá para receber as pessoas presencialmente. Depois começa a anunciar para pessoas daquela região de São Paulo, ABC e regiões vizinhas.

Classe social: Para que seu anúncio tenha êxito e traga pessoas para participar desse curso presencial, você vai precisar saber também qual é a classe social dessas pessoas, pois não adianta você querer vender por exemplo, um curso de R$ 2000 para pessoas de periferia, normalmente elas não vão ter condições financeiras para comprar.

Então você precisa definir a classe social das pessoas que você quer vender. Talvez as de classe média comprariam um curso de R$ 2000, acredito que sim.

Faixa etária: Isto é, a média da idade dessas pessoas que fariam esse curso com você. Será que os velhinhos fariam esse curso? Será que eles conseguiriam acompanhar? Eles investiriam o dinheiro deles em um curso para depois saírem de suas casas e viajar até a Paulista, pegar condução ou ir dirigindo? Será que seria viável para eles com a idade que eles têm? É de se pensar.

Ou seu curso seria mais para jovens? Jovem tem saúde, tem pique para fazer as coisas, tem uma cabeça boa para estudar, então você tem que pensar, descobrir a faixa etária de pessoas que comprariam o seu curso é um passo importante.

Sexo: No meu negócio tanto homens como mulheres compram de mim, mas existem negócios onde um dos dois gêneros atua mais comprando. Se o seu curso abordar um tema que é específico para o mundo feminino, vai atrair lógico as mulheres, se abordar um tema específico do universo masculino atrairá homens.

Defina essas informações de público alvo, podem existir algumas outras, mas essas são as básicas e vão te ajudar a se comunicar de uma forma eficaz com quem têm potencial de comprar de você.


Persona

Chegamos na parte mais importante desse post, o que é Persona ou Avatar? Persona é uma espécie de personagem baseada no potencial cliente, que você precisa montar para poder se comunicar de forma efetiva e fazer muitas vendas.

Quanto mais informações você tiver do seu potencial cliente melhor será a sua abordagem de vendas, ou seja, quando você conhece bem alguém fica mais fácil de convencer esse alguém de fazer algo que você queira que ele faça e no caso, que ele compre algo de você.

A partir de agora eu quero que você tenha paciência, eu tive um trabalho muito grande para aprender sobre Persona, não é fácil, porém não é impossível de se aprender. Eu vou te dar exemplos para que você entenda.

Bom, neste post vou te dar um exemplo de persona definida, essa persona é do meu business que é de marketing digital. Eu ofereço cursos de marketing digital para as pessoas na internet. Então eu fiz um estudo, uma pesquisa e consegui definir a minha persona.

Diferente de público alvo, para definir uma persona é necessário ter informações muito mais detalhadas e específicas. Preste atenção no exemplo a seguir: Jon tem 27 anos e é uma pessoa que trabalha e gosta de estudar.

Jon é o personagem da minha persona, não é alguém de verdade, através de todas as informações que eu coletei do meu público criei a persona Jon. Você precisa criar o seu personagem, ele carrega informações preciosas para o seu business.

Vou continuar aqui te mostrando detalhes da minha persona: Jon almeja melhorar de vida financeira para poder alcançar seus sonhos e objetivos, porém atualmente ele anda insatisfeito com o trabalho atual e salário, mas se dedica para mudar isso. Ele é uma pessoa que acredita e diz que é capaz de realizar feitos grandes que mudarão a sua vida e das pessoas próximas a ele. Segue nas redes sociais os maiores empreendedores de seu país, pois gosta de ver e ouvir principalmente saber de suas histórias de superação e sucesso. Seus tormentos são, ficar impossibilitado de alcançar o sucesso financeiro e não realizar seus sonhos e os de pessoas mais próximas. Se veste bem, seu estilo é o social e o esporte e gosta de mostrar aos outros ao seu redor que ele está bem.

Agora você deve estar se perguntando como eu consegui tanta informação assim sobre a minha persona. Bom, eu já fiz algumas vendas pela internet, então eu fiz uma pesquisa com esses meus clientes e fui descobrindo alguns dados e isso foi me ajudando a definir a minha persona. Se você já tem clientes pode fazer o mesmo, será de grande utilidade para seu negócio.

Mas essa é só uma das formas que existem para se conseguir informações relevantes e definir uma persona para o seu negócio, neste post estarão descritas outras formas, siga acompanhando.


Definindo a sua persona na prática

Como exatamente você pode definir a sua persona? A persona não é alguém que você conhece na vida real, como eu já descrevi, ela é um personagem criado com informações do seu público alvo e ela é o seu potencial cliente.

Para definir uma boa persona você precisa: criar um nome para ela, saber da idade dela, saber de seus gostos, sonhos, desejos, medos, frustrações, saber o que não a deixa dormir a noite, saber o que faz, o que fala, o que houve, o que vê, o que pensa, o que sente, saber quem ou o que motiva ela, saber como ela mede o sucesso. Essas informações são importantíssimas porque na hora que você for se comunicar com seu público para tentar vender, são elas que te mostrarão como se conectar de uma forma mais profunda e conseguir êxito nas vendas.

Pois bem, agora vou te mostrar algumas ferramentas que vão te ajudar a obter informações relevantes para você montar a sua persona, são elas: fóruns de discussão, grupos e páginas do Facebook. Ali você vai ver as pessoas falando sobre determinado produto, seja ele do nicho de emagrecer, seja ele de marketing digital, seja ele de fazer bonequinhos de isopor, seja o que for.

Vá também nos comentários de vídeos do YouTube e vá lendo, pois você precisa fazer uma pesquisa, precisa fazer uma busca minuciosa. Leia, copie e cole no seu bloco de notas tudo o que for relevante, ali vai ter pessoas falando de suas dores, de seus desejos, de seus sonhos e etc.

Vamos lá, vou dar um exemplo para ficar mais fácil entender: Suponhamos que você queira trabalhar no mercado da saúde, no nicho de emagrecimento, aconselho que você pesquise e acesse canais do YouTube, páginas do Facebook de pessoas que são grandes nesse mercado, eles já têm muitos seguidores, veja os comentários dos seus vídeos e leia o que o pessoal está escrevendo.

Você pode ir também no Reclame aqui e ler o que as pessoas reclamam de determinados produtos. Leia e descubra as dores delas, veja o que elas pensam, como elas se sentem, o que elas falam. E aí você vai coletando informação e vai construindo a sua persona.

Minha promessa destacada no título deste post foi a seguinte: “como você vender para pessoas que realmente vão estar interessadas em comprar de você” e aí está a resposta, você precisa ter a persona definida para se comunicar melhor com seu público e trazer para si tráfego qualificado.

Toda a sua comunicação na internet deve ser focada na sua persona, seu site, seu blog, seu Instagram, seu YouTube, os vídeos que você posta, as mensagens que você manda no WhatsApp, por e-mail tudo precisa ser focado na sua persona.

Jon é a minha persona no marketing digital e com todas as informações que eu tenho de Jon eu criei a seguinte mensagem para atrair o tráfego qualificado para mim, olha só como ficou: “Você está insatisfeito com o seu trabalho atual e salário? Você pode mudar essa situação se quiser, pois hoje existem formas diferentes de se ganhar dinheiro, mas se você não sair da zona de conforto as coisas vão continuar como estão e isso pode até refletir em sua vida de uma forma muito negativa como continuar a gerar grande estresse, infelicidade por conta de estar em um lugar que não gosta, fazendo o que não ama e pior ganhando pouco, te impossibilitando de conquistar seus sonhos financeiros e ajudar a sua família. Agora se você é quem eu acredito que é, uma pessoa sonhadora, esforçada e capaz de dar o passo da mudança, vai aceitar o convite que eu tenho para você de conhecer um método comprovado que tem ensinado milhares de pessoas a ganhar dinheiro com a internet e mudado a vida delas. Não é golpe, olha só esses testemunhos. Então quer sair dessa situação? Esse método pode te ajudar, clique aqui e saiba mais, uma atitude sua hoje poderá mudar a sua vida”.

Pode compreender melhor agora como é importante definir a sua persona? Com tantas informações valiosas você poderá anunciar nas redes sociais, no seu site, mandar mensagens para seus contatos no WhatsApp, fazer anúncios no Facebook e Google ADS e conseguir se conectar com quem vai ser um potencial cliente.

E outra, existem pessoas que não têm nenhum interesse no que você vende, elas nem sabem o que querem da vida, mas quando você se comunica de uma forma eficiente atingindo aquelas dores, aqueles desejos, aqueles sonhos, aquela coisa bem profunda dentro delas, desperta o interesse e leva elas a comprarem de você.


O que é vender?

Isso é vender, é você ter a solução para os problemas das pessoas, você ajudar as pessoas a alcançar os sonhos delas, resolver suas dores, realizarem seus desejos através do seu produto ou serviço.
Agora que você tem todas essas informações, não coloque na gaveta, vá colocar em prática e vender muito.

Se você gostou do post, se te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas também e assim você estará me dando uma grande força aqui com o blog. Um grande abraço e se precisar pode me chamar através das redes sociais ou pelo WhatsApp, vou ter o maior prazer em te ajudar.


Não se esqueça de acompanhar os outros 6 posts dessa série, um complementa o outro e depois que você estudar tudo vai ter um entendimento incrível sobre Marketing Digital:

1° post – A importância do site e blog
2º post – Afiliado ou produtor?
3° post – Como vender para as pessoas certas?
4° post – Como ganhar dinheiro com as mídias sociais?
5° post – Como vender como afiliado sem gastar nada?
6° post – Acelere seus resultados usando automações
7° post – Como bombar seu negócio na internet?

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